À polícia, a família informou que a vítima estava sendo ameaçada de morte após denunciar o local em que criminosos estavam morando e tráfico de drogas.
PM MT
Um homem de 56 anos foi encontrado morto com marcas de tiros dentro da casa em que morava em Alto Paraguai, a 219 km de Cuiabá, nessa terça-feira (29). A vítima foi identificada como Wilhan Siqueira.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, Wilhan foi encontrado morto por volta de 21h, nos fundos da casa. À polícia, a família informou que a vítima foi agredida recentemente e estava sendo ameaçada de morte depois de ter denunciado o local em que criminosos moravam. A vítima não havia denunciado as ameaças por medo.
Após a denúncia, a Polícia Militar realizou uma ação no local e constatou que ocorria consumo e tráfico de drogas. As equipes realizaram buscas pelos criminosos, mas não foram localizados.
A Polícia Civil investiga a morte. [...]
qua, abr 30, 2025 1:22:00 PM, Continue reading at the source
Quem não entregar a declaração a tempo está sujeito ao pagamento de uma penalização mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido. O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2024 termina em 30 de maio, daqui a um mês – e mais de 28 milhões de contribuintes ainda não fizeram a prestação de contas.
A Secretaria da Receita Federal informou que espera receber 46,2 milhões de declarações neste ano, relativas ao do ano-base 2024.
De acordo com a última atualização do site da Receita Federal, às 10h desta quarta-feira (30), 17,96 milhões de contribuintes haviam concluído o processo.
Quase 50% dos contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida. A utilização do modelo pré-preenchido ou a opção pela restituição via PIX têm novamente direito a prioridade no recebimento das restituições.
▶️ NÃO ATRASE: A recomendação dos especialistas é a de cumprir o prazo estipulado pela Receita Federal. Ou seja, é melhor entregar incompleta e fazer as correções necessárias posteriormente.
Imposto de Renda 2025: Receita começa a receber declarações pré-preenchidas
Isso porque quem não entregar a declaração dentro do prazo está sujeito ao pagamento de multa — e, dependendo do caso, pode até ficar com o nome sujo e ter o CPF apontado como irregular pelo Fisco.
Quem não entregar a declaração a tempo está sujeito ao pagamento de uma penalização mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
Entre as mudanças na declaração deste ano, duas se destacam:
A Receita Federal passou a dar prioridade para os contribuintes que escolherem a declaração pré-preenchida e também optarem por receber a restituição via PIX. Até o ano passado, a prioridade para os pagamentos acontecia apenas quem tinha escolhido uma ou outra opção; e
O aplicativo "Meu Imposto de Renda" não está mais disponível para download. Agora, os contribuintes que preferirem fazer a declaração por dispositivos móveis [...]
qua, abr 30, 2025 1:21:00 PM, Continue reading at the source
Trump anuncia tarifas recíprocas
REUTERS/Carlos Barria
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos teve queda de 0,3% em taxa anualizada no primeiro trimestre, após aumentar 2,4% nos últimos três meses de 2024, de acordo com o Departamento do Comércio dos EUA.
O resultado contraria as primeiras expectativas dos analistas, ainda no início do segundo mandato de Donald Trump, e foi puxado por uma grande quantidade de bens importados por empresas que queriam evitar custos mais altos da política de tarifas anunciada pelo presidente dos EUA. [...]
qua, abr 30, 2025 1:21:00 PM, Continue reading at the source
Na denúncia, o desembargador Aluízio Bezerra relatou práticas que podem ter inflado indevidamente os indicadores de produtividade usados como critério de avaliação. Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), em João Pessoa
Ednaldo Araújo/TJPB
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) está investigando possíveis manipulações processuais envolvendo juízes candidatos à promoção para o cargo de desembargador. A denúncia foi feita pelo desembargador Aluizio Bezerra Filho, protocolada no dia 24 de março.
Na denúncia, Aluízio Bezerra relatou práticas que podem ter inflado indevidamente os indicadores de produtividade usados como critério de avaliação.
O objetivo da investigação é verificar a existência de irregularidades como arquivamentos precoces e movimentações artificiais no sistema eletrônico de processos (PJe).
Uma das irregularidades apontadas no requerimento é a remessa de processos sem voto pronto para as secretarias das Turmas Recursais. A prática, segundo o desembargador Aluízio Bezerra, criaria uma falsa impressão de que os gabinetes dos juízes estão com a carga processual em dia.
“Cuida-se de uma ‘maquiagem’ que ilude a realidade processual do gabinete do juiz, e proporciona vantagem indevida na apuração da produtividade para fins de promoção e remoção por merecimento”, afirmou o desembargador.
Essa manobra violaria a Resolução 135 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que impõe prazo máximo de 100 dias para a conclusão de processos.
Sem os votos prontos, os processos não podem ser julgados, o que compromete a integridade do fluxo processual e dos dados registrados.
Arquivamentos indevidos e dados inflados
Outra prática sob investigação é o arquivamento de processos ainda em fase inicial ou intermediária, sem decisão com trânsito em julgado — condição essencial, de acordo com o Manual de Gestão Documental do CNJ.
Mesmo sem a conclusão legal, esses casos teriam sido registrados como arquivados no sistema, elevando artificialmente a produtividade dos magistrados.
“Essa estratagema astuciosa projeta um ilusionismo de alta performance de produtividade formal, cujos números não contêm substância nem [...]
qua, abr 30, 2025 1:20:00 PM, Continue reading at the source
No início de 2025, confrontos entre a Polícia Militar (PM) e Comando Vermelho provocaram diversas mortes e prejuízos materiais em todo o estado. Investigados são suspeitos de agir em Mutum Paraná, Jaci Paraná e União Bandeirantes. Ônibus foram incendiados durante ondas de ataques
Tiago Frota/Rede Amazônica
Sete pessoas foram presas nesta quarta-feira (30) durante uma operação da Polícia Civil de Rondônia. Os suspeitos são investigados como responsáveis diretos pelos incêndios criminosos nos ataques a ônibus em janeiro deste ano nos distritos de Mutum Paraná, Jaci Paraná e União Bandeirantes, em Porto Velho.
➡️Contexto: No início de 2025, confrontos entre a Polícia Militar (PM) e o Comando Vermelho duraram dias e provocaram diversas mortes e prejuízos materiais: 13 pessoas morreram e mais de 20 ônibus foram incendiados em todo o estado.
Além das prisões, a polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário. A operação contou com o apoio do Ministério Público (Gaeco), Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Fico) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
A polícia informou que as apurações continuam para localizar os demais suspeitos e esclarecer todos os detalhes dos ataques. Novas informações devem ser divulgadas em coletiva de imprensa nesta semana. [...]
qua, abr 30, 2025 1:18:00 PM, Continue reading at the source
Bombeiros foram acionados para atuar no combate às chamas no bairro Campinas, em São José. Não há informações sobre feridos ou a causa do fogo. Incêndio atinge prédio residencial em São José
Pista Limpa/Imagem cedida
Um incêndio atinge um apartamento no oitavo andar de um prédio residencial no bairro Campinas, em São José, na Grande Florianópolis. Registros de vizinhos mostram grande quantidade de fumaça saindo das janelas. O Corpo de Bombeiros atua na ocorrência e não há informações sobre feridos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A corporação mobilizou pelo menos sete viaturas para atuação no apartamento, que a cerca de 25 metros de altura na Avenida Brigadeiro Da Silva Paes. Não há informações sobre pessoas resgatadas e nem a origem do fogo.
*Esta reportagem está em atualização.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias [...]
qua, abr 30, 2025 1:17:00 PM, Continue reading at the source